O texto que estudamos do Marcos Maretto, fala da tecnologia dentro da escola.
Durante muito tempo, a tecnologia não teve muito valor dentro da educação. O papel da escola era de transmitir conhecimentos pré-estabelecidos. Os professores trabalhavam com apostilas definidas pelo sistema e isso bastava.
Hoje, com todo o processo de evolução da tecnologia, a educação sentiu a necessidade de acompanhar esta mudança. A escola agora deve mediar esta transformação, e com isso, os educadores devem buscar outros meios de transmitir o conhecimento.
O uso do computador dentro das escolas, por exemplo, se fez necessário e imprescindível. É um recurso que proporciona um melhor aproveitamento das aulas, pois amplia o conhecimento, um melhor aproveitamento do tempo, e da relação professor-aluno.
O professor deve inserir-se neste processo de evolução da tecnologia, para auxiliá-los nesta transformação. O professor agora deve modificar sua metodologia de trabalho e trazer para a sala de aula, novas técnicas e métodos.
A mediação pedagógica, a troca de informações e experiências, é primordial para um melhor ensino-aprendizagem. Educador e educando, devem ter uma relação de troca, é um ensinando e aprendendo com o outro.
A qualidade da educação hoje está relacionada com essas novas tecnologias. Mas não devemos esquecer que a qualidade também, se dá pela estrutura e organização das escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário